DICAS PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE 2020
Não é uma tarefa fácil e também não é uma prática comum entre os brasileiros. Mas o planejamento oferece muitas vantagens para quem o faz.
Desta forma, é possível definir o quanto poderá gastar mensalmente, quais as viagens poderá fazer, as metas de conquista, se é possível comprar o carro dos sonhos ou dar entrada naquele apartamento.
Listamos algumas dicas para você iniciar o seu planejamento:
Faça um levantamento das despesas fixas
No início, as contas se acumular algumas contas a a mais para pagar. Presentes de natal, IPTU, PVA, SEGURO, escola, material escolar, viagem das férias, entre outras. Depois de listar todas essas despesas, coloque no seu planejamento de 2020 todas as despesas fixas, como aluguel, financiamento de imóveis ou veículos, internet, conta de celular etc.
Esses valores são primordiais para te ajudar a ter a média de gastos mensais e o quanto irá sobrar para outras utilizações.
Tenha em mente que esses valores serão mensais, assim você evita entrar no prejuízo.
Se imponha metas
O que você pretende realizar este ano ? Comprar um carro novo? Comprar uma casa? Realizar um intercâmbio?
Não importa qual a sua meta de 2020, o importante é que você a coloque no papel e defina uma data para conquistá-la, bem como quanto deverá investir para realizar.
Com essas informações, você poderá iniciar o seu planejamento e calcular quanto deverá guardar mensalmente,
Evite o gasto inadequado
Para quem está guardando dinheiro, é muito difícil se deparar com as pequenas despesas do dia a dia, como comprar objetos desnecessários, pagar por serviços desnecessários e vários outros. Ninguém está dizendo para fazer o que não gosta, mas é possível rever os gastos e analisar o que é realmente relevante ou se somente irá te fazer feliz momentaneamente e afasta do seu objetivo principal.
Mantenha seus seguros em dia
Com toda a correria cotidiana, é inevitável que em algum momento ocorra algum imprevisto que transforme seu dia em um pesadelo. Ninguém gosta de ser pego desprevenido, é esse o motivo de contratar um seguro, portanto, dentre todas essas informações, coloque os seus seguros como INVESTIMENTO.
Os seguros tentam minimizar o “bolso” que uma situação inesperada pode provocar, seja o acidente ou roubo do seu carro, a morte de um ente querido ou um curto circuito na sua residência, por isso é tão importante, manter em dia os seus seguros de vida, residência, automóvel, etc.